Prevenção: Secretaria de Saúde de Taquaritinga promove treinamento para Agentes Comunitários no combate ao Tracoma

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa busca erradicar a doença ocular e preservar a saúde da população.

Na tarde de quinta-feira (29/2), a Secretaria Municipal de Saúde de Taquaritinga promoveu um treinamento crucial de acuidade visual voltado aos Agentes Comunitários de Saúde. A ação faz parte do projeto de erradicação do Tracoma no estado de São Paulo, uma iniciativa conduzida pelo Centro de Oftalmologia Sanitária – CVE/CCD, reforçando o compromisso em promover a saúde ocular e prevenir a disseminação dessa doença.

O que é o Tracoma?

Conhecido também como tracoma ocular, trata-se de uma forma de conjuntivite caracterizada por inflamação da córnea e da conjuntiva. Essa condição tende a ser crônica, apresentando períodos de crises agudas com infecção ativa, alternando com momentos assintomáticos. A recorrência dessas inflamações pode resultar em cicatrizes na parte interna da pálpebra. Se não tratadas, essas lesões podem causar danos à córnea, levando à cegueira.

A realização desse treinamento é de suma importância para abordar estratégias eficazes no combate ao Tracoma, visando prevenir suas complicações e promover a saúde da população. O papel dos agentes comunitários de saúde é essencial nesse processo, e a colaboração de todos é imprescindível para alcançar o objetivo comum: um futuro livre do Tracoma. A união de esforços pode fazer a diferença na saúde ocular de toda a comunidade, e a administração municipal reafirma seu compromisso com o bem-estar da população ao promover iniciativas como essa.

Compartilhe esta notícia: